Na CRS a Medicina Fetal é focada na avaliação do bem-estar do bebê e no rastreamento das anomalias fetais.
Na rotina de exames ultrassonográficos do pré-natal, a CRS oferece vários exames conforme o período de gestação.
Primeiro trimestre da gravidez
1. Ultrassonografia transvaginal para avaliação da gestação inicial, observando-se a viabilidade do feto. É a fase mais precisa para a datação da gravidez.
2. Exame morfológico I Trimestre objetiva rastrear doenças genéticas como síndrome de Down e avaliar a anatomia inicial.
De ser realizado no período que vai de 11 semanas e 3 dias a 14 semanas (melhor época para avaliação: 12ª semana)
Segundo trimestre de gravidez
1. Exame morfológico II Trimestre, realizado entre a 20ª e 24ª semana. Por meio desse exame podem ser identificados 85% das malformações fetais (melhor época para realização: entre a 22ª e a 24ª semana).
2. Avaliação do colo via transvaginal, que pode ser realizada junto com o exame morfológico. Trata-se do melhor exame para identificar pacientes de risco de parto prematuro.
Terceiro trimestre da gravidez
1. Ultrassonografia obstétrica, objetiva avaliar o crescimento do feto. Pode ser realizada durante toda a gravidez.
2. Dopplervelocimetria, procedimento indicado em gestações de risco ou recomendado a partir do diagnóstico do ultra-som ou sugerido pelo obstetra a partir do primeiro trimestre. Analisa a vitalidade do feto através do fluxo sanguíneo da placenta, do útero e dos vasos do feto. A partir do segundo trimestre, o perfil hemodinâmico materno-fetal avalia o desenvolvimentoda gravidez, o bem estar do feto e pode estimar riscos materno-fetais.
3. Perfil biofísico-fetal, método dinâmico de avaliação fetal que associa a ultra-sonografia à cardiotografia. Pode ser realizado a partir da 25ª semana e avalia cinco parâmetros fetais:
1. tônus;
2. movimento;
3. movimento respiratório;
4. índice de líquido amniótico;
5. reatividade da frequência cardíaca.