O que é?
É uma modalidade de biópsia de mama com visualização pela mamografia digital ou pela ultrassonografia, que permite a localização precisa das lesões. O método obtém fragmentos de tecidos mamários por meio de uma agulha que funciona em associação com um sistema a vácuo. O material coletado é encaminhado para exame anatomopatológico, que verifica a natureza das alterações.
Para que serve?
A mamotomia serve para avaliar nódulos sólidos de mama, distorções da arquitetura mamária, lesões denominadas microcalcificações e quaisquer outras formações suspeitas.
Como é feita?
Através da mamografia digital ou da ultrassonografia, o radiologista localiza a área da biópsia, anestesia a região e faz uma pequena incisão local, introduzindo a agulha da mamotomia. A seguir, inicia a retirada dos fragmentos mamários acionando o sistema a vácuo e o mecanismo de corte do instrumento, o que possibilita a retirada de diversas amostras de tecido com uma única introdução da agulha. Após o término da coleta, o médico comprime a área puncionada para diminuir a chance de sangramento. A mamotomia dispensa internação hospitalar e permite a recuperação praticamente imediata da paciente submetida ao procedimento.