O que é Osteoporose?
A Osteoporose significa “poros nos ossos” e é uma doença causadora de enfraquecimento dos ossos, que pode levar a fraturas espontâneas ou com pequenos esforços. Normalmente, a parte interna do osso parece uma esponja. Com a osteoporose é como se os buracos na esponja começassem a ficar maiores e mais numerosos. Os ossos ficam com sua resistência diminuída e muito mais sensíveis a fraturas.
A osteoporose progride sem sintomas ou dor até que ocorra fratura, geralmente na bacia, coluna ou punho. Apesar da osteoporose afetar mais da metade da população feminina acima de 65 anos, uma em cada cinco pessoas com osteoporose é homem. Entretanto, quando certos fatores de risco estão presentes, a probabilidade de apresentar osteoporose aumenta. Por isso, é muito importante você determinar seu risco de apresentar a doença e tomar as medidas preventivas. As causas da osteoporose estão mais relacionadas a menopausa e idade avançada. As consequências da osteoporose incluem: dor, deformidades na coluna como a formação de corcunda e diminuição da altura, invalidez e perda de independência, no caso de algumas fraturas.
O que é Densitometria Óssea?
É um exame simples e rápido, que detecta o seu grau de osteoporose. Este exame é feito através de um aparelho capaz de medir a massa óssea de determinados ossos de seu corpo, verificando assim a quantidade de perda óssea e o risco de fratura.
O exame é fácil, indolor, seguro, não requer nenhum preparo especial e nem estar em jejum. Pode ser feito com qualquer roupa, evitando-se apenas botões, zíper e fivelas de metal. Durante o exame o paciente permanece deitado, respirando normalmente por cerca de 15 minutos.
O que o exame pode mostrar ?
- detectar baixa densidade óssea antes de ocorrer fratura.
- confirmar um diagnóstico de osteoporose em pessoa que já teve fratura.
- determinar a taxa de perda óssea quando o teste é feito anualmente.
- controlar os efeitos do tratamento em controles anuais.
Prevenção
A osteoporose pode ser evitada se a perda óssea for detectada cedo, através do exame de densitometria óssea.Como ajuda à prevenção, você deve evitar os seguintes fatores de risco:
- perda de hormônios na menopausa
- deficiência de cálcio
- falta de atividade física
- bebidas alcóolicas fumo determinados medicamentos
Se você já tem osteoporose, você pode viver ativa e confortavelmente procurando os cuidados médicos corretos e fazendo algumas adaptações no seu estilo de vida.
Seu médico pode recomendar uma dieta rica em cálcio, um programa regular de exercícios de resistência a peso e tratamento médico.
Recomendações
Há muitas coisas que voe pode fazer para ajudar seu tratamento ou evitar a osteoporose:
- dieta rica em cálcio (leite e seus derivados e verduras verdes).
- evite carne vermelha, refrigerantes e sal.
- evite o consumo de álcool, café e cigarro.
- não importa a sua idade, nunca é tarde para começar um programa de exercícios.
- faça exercícios como andar, correr e fisioterapia orientada com pesos.
- evite exercícios que causem dor.