Porque fazer?
Existem muito boas razões para auto-examinar suas mamas a cada mês. Uma delas é que o câncer mamário pode ser tratado e curado mais facilmente se for detectado cedo. Outra é que se você fizer o autoexame a cada mês aumenta a sua aptidão e confiança ao fazê-lo. Quando você sabe como são suas mamas em estado normal, prontamente poderá reconhecer qualquer alteração. Outra razão é que é fácil de fazê-lo.
Quando fazer?
O melhor momento de fazer o autoexame das mamas, é aproximadamente uma semana depois da menstruação, quando eles não estão “inchados”. Se você não tem períodos menstruais normais, ou às vezes passa um mês sem tê-los, faça o autoexame sempre no mesmo dia de cada mês.
Como fazer?
1. Encoste-se e coloque uma almofada debaixo do ombro direito. Coloque o braço direito atrás da cabeça. (fig. 01)
2. Use a parte superior dos dedos centrais da mão esquerda para palpar qualquer saliência, as pontas dos dedos estão na parte superior terceira de cada dedo.
3. Pressione os dedos suficientemente firme para poder palpar as mamas, se não estiver segura de que possa palpar tão forte, consulte seu médico, procure imitar a maneira que o médico usa as dos dedos durante o exame.
4. Palpe ao redor das mamas sempre da mesma maneira, pode ser feito em forma de círculo (A), ou como uma linha que sobe e desce (B), ou ainda em movimentos triangulares, partindo do centro para fora (C). Fazendo este exame a cada mês lhe ajudará a assegurar-se de que foi palpado todo o seio e a lembrar-se como o sentia antes. (fig. 02)
5. Agora examine a mama esquerda usando as pontas dos dedos da mão direita.
6. Se você notar qualquer diferença em algum deles, consulte seu médico imediatamente.
Para maior Segurança:
Examine suas mamas parada diante do espelho, depois do autoexame mensal. Veja se há alteração na aparência deles, formação de caroços na pele ou mudança no mamilo, vermelhidão ou inchaço. Faça outra palpação enquanto estiver no banho, com as mãos ensaboadas deslizando sobre a pele úmida, o exame torna-se mais fácil. (fig. 03)
Lembre-se:
O autoexame pode salvar suas mamas e sua vida.
A maioria das saliências das mamas são detectadas pelas próprias mulheres, sendo que nem sempre é câncer.
Certifique-se você mesma.